Conceito de família
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Podemos então, definir família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo, interesse e/ ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta uma série de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais (MINUCHIN,1990).
sábado, 29 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Mensagem à Família
Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.
Eugênia Puebla
terça-feira, 18 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
ÉTICA/FAMÍLIA
Estou desenvolvendo um projeto com o tema ÉTICA dando um enfoque ao subtema FAMÍLIA que na verdade é a base da educação, a primeira comunidade em que a criança está inserida e de onde deveria vir os primeiros princípios de valores éticos. Está estampado no rosto e nos atos de nossas crianças a carência que têm pela ausência física, moral e afetiva dos pais que, envolvidos em outras tarefas e ocupações acham que a escola e o mundo darão conta dos filhos. Esses pais se esquecem que a concorrência do mercado é muito grande e quando perceberem que seus filhos foram seduzidos por uma sociedade que marginaliza, discrimina e escraviza pode não dar mais tempo de resgatá-lo.
APRESENTAÇÃO
Meu nome é Norma Sueli, sou professora desde 1980 e amo o que faço. Criei este blog com o objetivo de trocar ideias e experiências dentro da prática pedagógica pois acredito que é nesta troca que crescemos como seres humanos e como profissionais.
Assinar:
Comentários (Atom)
